quarta-feira, 23 de julho de 2014

JOGO : AGRUPAR PARA MUDAR DE NÍVEL (PELA COR) - PNAIC /2014


JOGO : AGRUPAR PARA MUDAR DE NÍVEL

Objetivo pedagógico: 

Explorar a ideia de que, por meio do agrupamento na base 10, realizamos quantificações com representações simbólicas. Colaborar com a construção da noção de valor, em que uma tampinha vale dez outras tampinhas.

Observações sobre a proposta:

A organização dessa quantificação se dá tendo em mente o dez, representado neste jogo por cores. A unidade e o grupo de dez são representados por cores distintas. Assim, o valor decimal depende essencialmente da cor do objeto que representa a quantidade numérica. Ressalta-se que ainda não se trata efetivamente de uma atividade lúdica que lide com o valor posicional tal como é o SND, uma vez que o valor está ancorado na cor e não exclusivamente na posição, o que será tratado no último jogo. A cada grupo de dez elementos, é possível efetuar uma troca por um símbolo (nesse caso, um número) que represente esse grupo de elementos. Para organizar o mecanismo de trocas sucessivas, é necessário se pensar na posição desses grupos.

Objetivo do jogo:

Ganha quem primeiro tiver 5 tampinhas vermelhas. Para tanto, há necessidade de, por jogada, ganhar tampinhas verdes, a serem trocadas por uma vermelha, cada vez que tiver dez verdes.

Materiais: 

 ao menos 15 tampinhas verdes por aluno;
 ao menos 6 tampinhas vermelhas por aluno;
 um dado por grupo de alunos, de preferência com algarismos; 
 dois potes por grupo, feito de garrafa PET, conforme imagem abaixo.




Número de jogadores: entre 2 e 4 jogadores.

Indicação: para alunos do 1.o , 2.o e 3.o anos.

Regras do jogo:

Na primeira rodada:
O primeiro jogador lança o dado e pega a quantidade de tampinhas verdes que foi sorteada. Então, passa a vez para o próximo jogador, que repete o procedimento e passa para o seguinte; ao concluir a organização de suas tampinhas, passa o dado para o colega seguinte dizendo: “EU TE AUTORIZO A JOGAR”.



Nas rodadas seguintes:

Vai se repetir a ordem da jogada até que um dos jogadores complete 10 tampinhas de cor verde. Ao completar, o jogador muda de nível. Isto significa que ele vai trocar 10 tampinhas verdes por uma vermelha. Assim, cada grupo de 10 representa uma mudança de nível.

Registros das crianças:

Uma alternativa para o registro é, ao longo das jogadas, com uso de lápis de cor, ir registrando quantas tampinhas verdes e vermelhas já se ganhou (está implícito que a verde vale 1 e a vermelha vale 10).Podemos estimular as crianças a registrarem, por meio de desenho, as trocas realizadas, ou seja, 10 tampinhas verdes por uma vermelha.

3 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia! Como posso entrar em contato com o autor deste blog, por favor?

Graziany Monteiro Gomes disse...

Olá Ana! Você pode me mandar um e-mail, ou deixar sua mensagem no mural de recados fica a seu critério.

grazianygomes@hotmail.com

Unknown disse...

Muito bom!!