sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Consciência Negra: consciência brasileira


Consciência Brasileira

Eu sou NEGRO!
Sou corajoso,
Competente e talentoso!

Eu sou ÍNDIO!
Sou valente,
Guerreiro valoroso!

Eu sou BRANCO!
E não importa o desrespeito,
Não importa o que digam,
O negro e o índio
Moram no meu peito!

Negro, branco e índio
Brincam de roda
Na minha alma
Sou único, verdadeiro
Um autêntico BRASILEIRO!

Pertenço a um povo de fibra,
Que batalha a cada dia
Um reconhecimento na vida
Nação que vencerá! graças:
A competência do NEGRO,
A valentia do ÍNDIO,
Ao amor do BRANCO!

(Graziany Monteiro Gomes)




Claro, que um poema sobre tão importante conquista não poderia deixar de figurar esta prateleira de sentimentos. Foi uma exigência de meus alunos. Afinal, se acostumaram a tirar do coração e expôr no papel o quê aprenderam. Essa, talvez seja a única razão do meu trabalho. Fazer com que cada educando organize sua própria prateleira.

Um comentário:

V@NND@ disse...

Amei. Parabéns professor!